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6 coisas que você precisa estar atento sobre o suporte de TI da sua empresa

Por SoftSell

A tecnologia revolucionou a execução de tarefas no dia a dia dos negócios e se tornou uma realidade presente em empresas de todos os portes. Para acompanhar, com segurança, todos benefícios das tecnologias que vão surgindo, as empresas precisam contar com bons profissionais especialistas na área de Tecnologia da Informação (TI).

O Suporte de TI presta serviços que têm por objetivo assegurar o bom funcionamento de toda estrutura tecnológica das empresas, com foco na prevenção e resolução de problemas.

São atribuições dos profissionais de TI:

    • Realizar as manutenções necessárias nos servidores, equipamentos e sistemas de tecnologia da informação;
    • Orientar os colaboradores para a correta utilização dos recursos tecnológicos;
    • Implementar processos tecnológicos para aprimorar as operações internas;
    • Assegurar a disponibilidade de hardwares e softwares;
    • Garantir a segurança dos dados empresariais.

Para contar com um Suporte de TI eficiente é importante estar atento a alguns detalhes, conforme veremos a seguir:

Tipos de Suporte de TI

O Suporte de TI pode ser feito de modo presencial, remoto ou de campo. É essencial que cada empresa escolha o tipo de suporte que melhor se encaixe ao seu tamanho, às suas necessidades e ao seu orçamento.

O suporte remoto é indicado para pequenas empresas que precisam de atendimento para problemas que não são de alta complexidade, problemas mais comuns do dia a dia. O suporte é feito a distância, por meio de um acesso remoto aos computadores da empresa.

O suporte presencial, por sua vez, é indicado para empresas de médio e grande porte ou que possuam uma grande demanda de chamados por mês. Nessa modalidade, o profissional de TI se dedica exclusivamente para a empresa e trabalha in loco.

No suporte de campo a visita do profissional de TI é feita de forma esporádica, seja para resolver problemas pontuais ou mesmo realizar manutenção preventiva na infraestrutura tecnológica da empresa.

Escolher o melhor tipo de suporte é essencial para garantir um atendimento que supra as necessidades da sua empresa e com um bom custo-benefício.

Profissionais capacitados

Independentemente do tipo de suporte de TI que for implementado na sua empresa, o primeiro passo para ter um suporte eficiente é contar com profissionais especializados para esse fim.

A Tecnologia da Informação transforma e melhora todo o andamento da empresa, mas também pode enfrentar problemas graves se não estiver nas mãos de profissionais competentes e qualificados de acordo com as melhores técnicas do mercado.

Além disso, a tecnologia está em constante evolução e é preciso estar sempre atualizado para acompanhar e extrair sempre o melhor de cada inovação. Profissionais atualizados trazem vantagem competitiva para sua empresa.

Os treinamentos e certificações devem ser constantes para que se assegure que os melhores profissionais estão cuidando dos dados e das tecnologias da sua empresa, enquanto a protege de ameaças e aperfeiçoa seus negócios.

Atendimento humanizado

O gestor da empresa deve garantir que o atendimento prestado pelo suporte de TI seja humano ao lidar com os demais colaboradores. Por mais que o setor de TI esteja diretamente ligado a máquinas e tecnologias, é essencial que o profissional do suporte de TI não se esqueça que também está lidando com pessoas.

O atendimento deve ser cordial e empático, pois o colaborador que entra em contato com o suporte o faz por estar enfrentando um problema que está atrapalhando o andamento do seu trabalho.

O profissional de TI deve atender esse colaborador de forma humanizada e demonstrar preocupação genuína em ajudar aquela pessoa. Isso pode fazer toda a diferença para uma resolução mais rápida do problema e com um maior grau de satisfação por ambos os lados.

É necessário exercer ainda mais empatia e paciência com pessoas que possuem mais dificuldade em lidar e compreender processos tecnológicos. Esses colaboradores precisam de um atendimento mais próximo para receber toda a ajuda que necessitam.

Disponibilidade do suporte

Problemas ligados à tecnologia podem acontecer a qualquer momento, por isso é necessário que se assegure que o suporte de TI estará sempre disponível a qualquer hora para oferecer o auxílio que se fizer necessário no momento.

Colaboradores impedidos de cumprir com suas tarefas em decorrência de problemas tecnológicos nunca é uma coisa boa para a empresa que deixa de produzir e ganhar dinheiro. Colaborador parado é sinônimo de dinheiro parado.

Por essa razão, deve-se assegurar que o suporte de TI esteja sempre disponível nos horários que os demais colaboradores efetuam suas tarefas.

Processos bem definidos

O Suporte de TI precisa ser eficiente na resolução dos problemas que aparecem no dia a dia das empresas. Para isso, devem-se estabelecer processos bem definidos para que todos os profissionais de TI saibam o passo a passo para o atendimento e resolução de cada tipo de problema quando forem acionados.

Para otimizar ainda mais o atendimento, deve-se identificar os problemas mais comuns e determinar passos predefinidos para a solução desses problemas mais recorrentes.

Continuidade do atendimento

Como vimos acima, o atendimento do Suporte de TI precisa ser ágil na resolução dos problemas que chegam até ele. Outra medida interessante para agilizar o suporte, é manter registro dos atendimentos realizados para cada colaborador.

Dessa maneira, caso o problema volte a ocorrer ou não atinja a solução esperada, o profissional de TI que o atender – seja o mesmo ou não – será capaz de continuar o atendimento do mesmo ponto.

Além disso, com tal medida, fica mais fácil visualizar quais são os problemas mais recorrentes na empresa para os quais podem ser feitos manuais com passo a passo para resolução pelos próprios colaboradores.

Solução e prevenção

Muito mais do que solucionar problemas de maneira ágil, o Suporte de TI também deve ter foco na implementação de medidas que previnam problemas futuros. Além de sugerir melhorias que gerem mais facilidade para se trabalhar na empresa.

Os profissionais de TI devem constantemente analisar os processos internos para sugerir melhorias por meio da tecnologia. Devem-se implementar processos que tragam segurança e mais eficiência.

Conclusão

O suporte de TI é um setor essencial nas empresas e é importante que os gestores tenham um olhar atento para assegurar que o suporte seja feito de maneira eficiente, pois, dessa maneira, todos na empresa saem ganhando.

Para garantir que os profissionais de TI da sua empresa estejam sempre alinhados com as melhores técnicas do mercado, conheça os treinamentos e certificações da SoftSell.

Profissionais bem treinados têm capacidade de suprir melhor as demandas da sua empresa, aumentam a eficiência dos demais setores e, por fim, aumentam sua rentabilidade.

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