Análise de vulnerabilidade: 3 coisas sobre o assunto que você precisa saber

Analisar os riscos tecnológicos é uma condição indispensável para a empresa que deseja não apenas mitigar os riscos ou eliminá-los, mas também crescer de maneira sustentável, segura.

Nesse sentido, uma empresa deve estabelecer um processo de análise de vulnerabilidade. Você sabe do que se trata? Na dúvida, continue a leitura.

Aqui, apresentamos algumas coisas que você precisa saber a respeito desse assunto, como o que é, para que serve e como aplicar tal solução em seu negócio.

Afinal, o que é análise de vulnerabilidade?

Análise de vulnerabilidade é um processo pelo qual se busca identificar ameaças em seu sistema que podem colocar em risco a adequada operação dos seus negócios.

Em outras palavras, é um procedimento que identifica e elimina ou corrige o problema, de maneira a garantir que o seu negócio opere de forma segura e eficiente, longe de potenciais problemas.

Entender o conceito de análise de vulnerabilidade é a primeira coisa que precisa saber para compreender melhor tal estratégia.

Para que serve a análise de vulnerabilidade?

A segunda coisa que precisa compreender a respeito da análise de vulnerabilidade diz respeito a sua finalidade. Afinal, para que serve essa estratégia?

Basicamente, a análise de vulnerabilidade é um processo que está dividido em duas etapas, a saber:

1. Identificação dos riscos

Na primeira etapa, busca-se identificar os riscos que possam afetar às operações de uma empresa.

Um dos riscos analisados é, por exemplo, a vulnerabilidade de um sistema corporativo. Caso isso seja constatado a partir da análise, busca-se criar soluções que sejam capazes de proteger à organização de ataques cibernéticos ou qualquer outra situação que coloque em risco às suas operações.

2. Avaliação e eliminação dos riscos

No segundo momento, busca-se avaliar os riscos, com o fato de saber se eles realmente podem prejudicar o funcionamento adequado da empresa. Em caso de oferecer isso, são eliminados.

Enquanto na primeira etapa o foco é na identificação dos riscos, na segunda, o objetivo é avaliá-los e eliminá-los.

Como implementar a análise de vulnerabilidade em sua empresa?

Para implementar a análise de vulnerabilidade em sua empresa, é essencial, como ponto de partida, identificar os sistemas que compõem a infraestrutura de tecnologia de seu negócio. Isto é, é preciso identificar e categorizar tecnologias como hardware e softwares utilizados no dia a dia empresarial. Além disso, é preciso mapear os profissionais que trabalham na área de TI.

Após realizar esse levantamento, os especialistas recomendam definir uma ferramenta que seja capaz de identificar vulnerabilidades em seu sistema. Essa ferramenta é comumente chamada de tecnologia de análise de rede.

Essa solução visa identificar os pontos fracos de sua infraestrutura de tecnologia da informação, de maneira que assim possa criar soluções para resolvê-los.

Como podemos ver, a análise de vulnerabilidade é um processo de suma importância para a empresa que deseja não apenas identificar riscos em sua infraestrutura de TI, mas também crescer de forma segura, sem qualquer contratempo derivado da fragilidade de seu sistema.

Gostou deste conteúdo e gostaria de ler outros? Acompanhe as publicações em nosso blog. Lá temos diversos artigos que podem enriquecer mais seus conhecimentos.


Deixe um comentário