Dicas para ser produtivo fazendo cursos online em casa

Dicas para ser produtivo fazendo cursos online em casa

Fazer cursos online em casa é uma ótima opção para estudar no tempo mais apropriado de acordo com a rotina. Porém, é preciso ter disciplina e foco para aproveitar todo o potencial que o curso tem a oferecer.

Confira dicas essenciais para ser produtivo fazendo cursos online em casa.

Tenha objetivos claros com o curso

É muito importante ter em mente que o curso é um objetivo a ser cumprido. Este objetivo pode ser obter ganhos na carreira, melhorar o currículo ou focar no desenvolvimento pessoal. O importante é definir por que o curso é importante e por que ele deve ser priorizado. Tendo objetivos claros, fica mais fácil manter o foco e a vontade de estudar.

A partir dessa definição de objetivos, pode ser útil definir um horário no dia dedicado especialmente ao curso. Algumas pessoas preferem não ter horário fixo e assistir às aulas no momento em que tem vontade. Essa, aliás, é uma ótima vantagem dos cursos online. Porém, cada pessoa deve verificar qual destas opções o torna mais produtivo.

Conheça alguns motivos para você investir em treinamento online durante a quarentena

O ambiente de estudos faz toda a diferença

Uma dica interessante é preparar um cantinho da casa agradável e aconchegante para estudar. Vale até mesmo limpar o ambiente e colocar um incenso para tornar o clima mais convidativo. Isso pode parecer um detalhe, mas pode ser um bom incentivo.

A mesa de estudos deve ser bem organizada, com materiais a disposição como cadernos, canetas e itens de papelaria. Tudo isso torna o estudo mais prazeroso.

Também é muito importante que o ambiente esteja silencioso. Nem sempre isso acontece em casa, por isso procure estudar em um horário que costuma ser mais tranquilo. Caso não seja possível, experimente colocar fones de ouvido e deixar uma música ambiente de fundo quando for o caso.

Por último e não menos importante: talvez valha a pena investir em uma cadeira de escritório. Essas cadeiras são ergonômicas e fazem a diferença na hora de estudar. Além de serem confortáveis e trazerem mais bem-estar são importantes para manter a postura correta.

Tenha foco, mas respeite o seu ritmo

Muita gente se anima com as primeiras aulas e depois passa a desacelerar o ritmo. Com isso, desanimam e acabam desistindo do curso. Para que isso não ocorra é importante sempre manter o foco no ganho que você terá ao concluir o curso. Porém, é importante respeitar o seu tempo.

Caso em um dia não se sinta animado ou produtivo, vale a pena descansar um pouco a mente. Depois é só retomar os estudos nos próximos dias para que o desânimo não tome conta.

Vale destacar novamente que o ideal é sempre escolher os horários em que você se sente mais disposto. Ou seja, se você não gosta de acordar cedo para estudar, não adianta forçar a barra. Tente estudar durante a noite e veja se o seu desempenho é melhor. Encontrar o momento certo para estudar é fundamental para manter a mente mais atenta e absorver melhor o conteúdo do curso.

Para começar agora, conheça algumas opções de cursos online gratuitos.

Deixe um comentário