Linux para a área de TI: qual a importância e por que devo aprender?

Linux para a área de TI: qual a importância e por que devo aprender?

Você já conhece os benefícios do Linux para a área de TI? Já se perguntou se vale a pena aprender Linux e como isso agregaria valor ao seu currículo? Se sim, é hora de entender por que aprender Linux e como você pode usá-lo no mercado de trabalho.

Continue a leitura e confira!

Por que as empresas utilizam Linux?

Em primeiro lugar, é preciso compreender a demanda por esse sistema operacional. Segundo um estudo feito pela SUSE, 83% das empresas executam Linux em seus servidores. Os principais motivos para a crescente adoção desse software são:

Custo

O Linux é um software livre. Isso significa que pode ser utilizado, modificado e redistribuído como o usuário necessitar.

Assim sendo, o Linux pode ser baixado gratuitamente do fornecedor, às vezes com alguns custos para suporte ou outros serviços adicionais. Mas, o custo é consideravelmente menor se comparado aos seus principais concorrentes, Windows e OS X.

Independência de fornecedores

Por ser um software livre, o Linux também permite às empresas adaptá-lo conforme suas necessidades, de forma autônoma e independente. Desse modo, os profissionais de TI podem desenvolver seu próprio sistema a partir do Linux, o que torna o trabalho mais prático e ágil.

Logo, as empresas estão optando pelo Linux a fim de não depender de fornecedores.

Desempenho

Diversas aplicações presentes no dia a dia das empresas rodam melhor com o Linux. Só para ilustrar: a maioria dos bancos de dados, sistemas de inteligência de negócios, servidores web, sistemas de CRM, aplicativos personalizados e sistemas de CMS.

Dessa forma, o Linux é essencial para as organizações, uma vez que necessitam cada vez mais de performance e resultados.

Segurança da informação

De acordo com os estudos, o Linux é amplamente aceito pelas organizações e considerado seguro pela maioria dos ambientes de servidores corporativos.

O fato de ser aberto e ter uma comunidade crescente de desenvolvedores, o código está sendo aprimorado constantemente. Assim, falhas são rapidamente identificadas pela comunidade desenvolvedora e tão logo corrigidas. Consequentemente, o sistema oferece maior segurança.

Linux e sua inter-relação com cloud computing

A computação em nuvem cresce diariamente em todo mundo e o Linux tem uma presença forte nos servidores de cloud computing.

Portanto, serão cada vez mais necessários profissionais que dominem essa tecnologia e saibam correlacioná-la aos sistemas de computação em nuvem.

Mobile

O Brasil já é o quinto no ranking de uso diário de dispositivos móveis no mundo. Nesse cenário, o Android é o sistema operacional mais utilizado e está intimamente ligado ao código por trás do Linux.

Assim, se você quer ser um desenvolvedor mobile, aprender Linux vai ser de grande ajuda.

Por que aprender Linux é essencial para atuar na área de TI?

Como você viu até aqui, o Linux está por trás das aplicações mais adotadas não apenas nas empresas de TI, mas nos departamentos de tecnologia das organizações de maneira geral.

De forma resumida, ao se capacitar em Linux, você estará apto a atuar amplamente com:

  • Banco de dados;
  • Cloud computing;
  • Desenvolvimento web;
  • Desenvolvimento mobile;
  • Análise de sistemas;
  • Etc.

Assim, este conhecimento transformará você em um profissional mais competitivo, uma vez que terá o domínio necessário para desenvolver e gerir os sistemas de informação da maioria das empresas. Em outras palavras, você terá um currículo altamente desejável.

Muito além de iniciar uma carreira na área de TI, sendo um profissional essencial para os sistemas da sua organização, as chances de se manter no mercado também são maiores, mesmo em tempos de crise.

Finalmente, saber Linux ajudará no seu crescimento na área de TI. Desse modo, você poderá alcançar cargos mais elevados, como Gestor de TI e até mesmo Diretor de Tecnologia, por exemplo.

Então, aprender Linux é essencial, seja para iniciar, manter-se ou crescer em uma carreira na área de TI.

Chegou sua hora de aprender Linux!

Se você gostou do que leu sobre Linux para a área de TI e quer se tornar um profissional mais valorizado no mercado, a hora de aprendê-lo é agora!

Confira os fabricantes, TREINAMENTOS E CERTIFICAÇÕES do nosso site.


Deixe um comentário