Vulnerabilidade na rede: 5 dicas para proteger a sua empresa

A segurança da rede é uma premissa da maioria das empresas. Mais do que proteger os recursos físicos, os gestores querem garantir a segurança das informações e dados da organização. Para que isso seja possível, é imprescindível identificar e corrigir as falhas existentes, bem como analisar as possíveis ameaças e riscos.

Vale destacar que o número de ataques cibernéticos aumenta a cada dia e estima-se, por exemplo, que geram perdas de US$ 1 trilhão em empresas de todo o mundo.

Nesse sentido, o profissional de Tecnologia da Informação (TI) torna-se uma figura imprescindível para evitar problemas de vulnerabilidade na rede das empresas.

O torna a sua segurança na rede fraca?

Uma falha na rede de uma empresa acontece por conta das vulnerabilidades. Essas brechas encontradas no sistema de segurança, seja na infraestrutura de TI, no armazenamento inadequado das informações ou nos meios de comunicação, facilitam o surgimento de problemas, como ataques cibernéticos.

Um exemplo são os malwares, por exemplo, aqueles softwares desenvolvidos para acessar uma máquina ou dispositivo de maneira secreta para danifica-los.

Mas, como identificar essas vulnerabilidades e garantir a segurança da rede? É aí que entra o papel do profissional de TI, que fará o mapeamento de riscos, analisando e identificando todas as possíveis brechas que podem causar problemas.

Para isso, algumas ferramentas podem ser utilizadas, como o scan de vulnerabilidades, que verifica os IPs ativos de uma empresa ou os externos, analisando cada tipo de risco existente. A partir dessa análise e identificação, são estabelecidas as medidas e ações de segurança.

5 dicas para proteger sua empresa

Algumas dicas simples podem garantir a segurança da rede de uma empresa. Confira a seguir:

  1. Controlar o acesso à internet: a partir do momento que a empresa estabelece uma política de acesso a sites desconhecidos ou links, é possível evitar que a rede seja infectada por pragas virtuais como os já citados malwares, além dos spywares, os ransomwares e outros. Para isso existem ferramentas, como um firewall;
  2. Bloqueio de conteúdos considerados maliciosos: programas de segurança podem impedir o acesso a sites de páginas com conteúdos indesejados que podem provocar graves problemas à rede. Existem diversos softwares que bloqueiam esse tipo de conteúdo e que realizam uma análise dos conteúdos baixados para identificar possíveis vírus;
  3. Senhas de acesso: todo cuidado é pouco para garantir a segurança da rede e evitar vulnerabilidades e a obrigatoriedade de senhas para acessar as máquinas é uma medida de grande importância para evitar roubos ou acessos da empresa;
  4. Atualização dos sistemas operacionais: os sistemas operacionais precisam ser constantemente atualizados para evitar problemas de segurança identificados pelos fabricantes e reduzir as chances de vulnerabilidade na rede;
  5. Backups diários: a melhor forma de evitar que informações importantes da empresa se percam caso aconteça algum problema de sistema é por meio dos backups. Dessa maneira, todos esses dados estarão armazenados de forma segura em outro local e podem ser facilmente recuperados.

Todas essas medidas devem definidas por um profissional capacitado, que identificará as melhores ferramentas e softwares para garantir a segurança da rede de uma empresa.

Quer saber mais sobre como proteger a rede da sua empresa? Acesse o nosso site e confira nossos serviços.


Deixe um comentário