5 motivos para investir na profissão de TI mesmo em tempos de crise

5 motivos para investir na profissão de TI mesmo em tempos de crise

Nos últimos anos, o mercado de TI vem apresentando um enorme crescimento. Porém, com a pandemia causada pelo coronavírus, existe certa preocupação em relação a este crescimento. Na verdade, ao contrário do que se pensa, investir na profissão de TI, mesmo em tempos de crise, pode ser uma ótima ideia.

Quer entender o motivo? Este post apresenta 5 motivos para investir na profissão de TI. Confira!

1. Aumento no número de vagas

Primeiramente, também ao contrário do que parece, ocorreu um aumento nas vagas para profissionais de TI. Veremos em detalhes, os motivos para isso nos próximos tópicos, mas resumidamente, o raciocínio é bem simples.

Como a recomendação em relação à pandemia é que todos fiquem em casa, as empresas cada vez mais se apoiam na tecnologia. Um grande exemplo é o Zoom, software de reuniões que se tornou praticamente essencial para muitas empresas.

Evidentemente, se há uma dependência maior das empresas por tecnologia, também existe uma demanda por profissionais que trabalham com ela.

2. O TI é essencial para o trabalho em home office

Praticamente todas as interações que a empresa tem passam a ser mediadas por tecnologia. Seja para comunicação interna, com o cliente e com o resto do mundo.

Então, por exemplo, o atendimento se torna virtual. Os próprios funcionários só podem conversar por meio da tecnologia. Já as conversas com parceiros e fornecedores, também só podem ser feitas desta forma.

A verdade é que o trabalho em home office demanda uma grande estrutura para cada um dos colaboradores. Os profissionais que vão montá-la, garantindo que o trabalho seja feito, são os de TI. Consequentemente, por conta disso, os profissionais que lidam com esta infraestrutura serão ainda mais requisitados.

3. Mudanças tecnológicas demandam mais habilidades

Com as mudanças tecnológicas, o gap de competências se torna ainda maior. Afinal, o mercado demanda certas habilidades, mas a oferta de profissionais qualificados é limitada.

Qualquer mudança tecnológica exige certas habilidades. Como vimos acima, a infraestrutura é um exemplo de habilidade muito importante. Bancos de dados, suporte e inúmeros exemplos mostram por que o profissional de TI é tão valioso.

4. Salários podem ser mais altos

Os 3 motivos acima levam a uma conclusão bem interessante: os salários para profissionais de TI podem ser maiores. Primeiramente, como vimos, a demanda está bem mais alta.

Por outro lado, o gap de competências também é grande, o que significa que a oferta de profissionais não é capaz de cumprir a necessidade. Logo, os salários crescem.

5. Profissionais de tecnologia mais requisitados nos tempos de pandemia

Por fim, vamos ver a lista com os profissionais mais requisitados:

  • Analista de suporte e help desk: com a necessidade de se adaptar ao trabalho remoto, muitos colaboradores têm dificuldade. Logo, precisam de ainda mais ajuda;
  • Analista de segurança digital: já em alta demanda, por conta da LGPD, graças ao maior volume de informações sendo compartilhadas pela internet, este profissional é ainda mais requisitado;
  • Analista de infraestrutura e redes: ajudam a garantir que a rede suporte todos os acessos remotos;
  • Especialistas em nuvem: como é uma das soluções para quais as empresas migram, os profissionais são necessários.

Estes são alguns exemplos de profissionais de TI que estão sendo muito requisitados durante a crise. O mais interessante é que este tipo de trabalho pode e deve se manter forte, mesmo após o fim da pandemia.

Portanto, é um investimento interessante para toda a sua carreira.

 


Deixe um comentário