O que levar em consideração na hora de procurar um curso de TI?

O que levar em consideração na hora de procurar um curso de TI?

Cursos de TI são fundamentais para profissionais que buscam consolidação no mercado. São úteis para aumentar o potencial de remuneração, obter proficiência em mais áreas ou se atualizar em uma tecnologia já conhecida, entre outros.

Neste texto, vamos explicar o que levar em consideração na hora de procurar um curso de TI. Acompanhe!

Qualidade da instituição que promove o curso

Sem dúvida, um dos principais fatores a se considerar antes de escolher um curso é a qualidade da instituição que o realiza. Afinal, você estará investindo o seu dinheiro e, certamente, espera ter acesso a um curso de qualidade, atualizado e com um bom material didático.

Pois bem, mas como atestar a qualidade da instituição? Há algumas formas de fazê-lo. Uma delas é bem simples: dá um Google. Toda empresa pode receber avaliações públicas de 0 a 5 por meio do Google Business. Faça isso com a instituição que realizará o curso.

Além disso, acesse o site da empresa. Verifique as informações, observe os parceiros. Quando uma empresa tem parceiros de renome no mercado de TI, você pode confiar.

Seus objetivos e expectativas nos estudos e na profissão

Além de conhecer bem a instituição na qual você está prestes a investir, também é fundamental reservar um tempo para refletir sobre seus próprios objetivos. Afinal, se você está disposto a investir tempo e dinheiro em uma capacitação, é importante que você a utilize para chegar aonde deseja.

Observe o catálogo de cursos disponíveis e avalie qual mais se adéqua ao seu momento de carreira, bem como qual pode lhe oportunizar um maior avanço rumo à sua meta.

Estrutura curricular do curso e detalhes práticos

Agora que você conhece mais sobre a empresa que vai executar o curso, bem como seus anseios quanto à sua capacitação, é preciso compreender bem a proposta curricular deste estudo. Além disso, reserve um tempo para se organizar quanto à logística de estudo em si.

Ou seja, avalie a ementa, sobre o que é o curso, carga horária e grade curricular, além do formato de treinamento, as estrutura físicas disponíveis, o material utilizado, os horários das aulas, o funcionamento da prova de certificação, entre outros detalhes importantes.

Qual certificação pode ser obtida com o curso

Falando em certificação, este é outro assunto fundamental. Os profissionais de TI já possuem formação na área, mas buscam aprofundar, ampliar conhecimentos ou formalizar os saberes que já possuem por meio de uma certificação que é aceita pelas empresas. Com boa certificação, profissionais de TI têm muito mais oportunidades.

Informe-se quanto às certificações que podem ser obtidas por meio dos conhecimentos adquiridos no seu curso. Para muitos profissionais, a certificação é justamente a principal motivação para que se procure um curso livre ou uma especialização. Por isso, é fundamental assegurar que seus estudos vão prepará-lo e certificá-lo no futuro.

Uma dica valiosa: tome nota sobre tudo o que você analisar. Faça checklists sobre os cursos e coloque os detalhes no papel. Assim, você organiza melhor ideias e planos.

Acesse nosso site e conheça os treinamentos e certificações oferecidos pela SoftSell!


Deixe um comentário