Conheça as principais funções de um especialista em redes de computadores

Conheça as principais funções de um especialista em redes de computadores

Em um mundo complemente integrado ao digital, não é de se admirar que sejam os profissionais de T.I. que estejam recebendo a alcunha de “profissionais do futuro”. Segundo previsões das principais consultorias de recrutamento, essa profissão fará parte da lista dos ramos que mais estarão em alta no mercado num período vindouro.

A maioria das pessoas desfruta das benesses da tecnologia sem se dar conta de que, detrás dela, existem inúmeros profissionais responsáveis por todos os aspectos que configuram seu bom funcionamento.

O Que Fazem?

Os profissionais responsáveis pelo gerenciamento de redes de computadores possuem diversas responsabilidades inerentes à área que vão muito além de apenas assegurar o seu desenvolvimento e instalação; uma das principais e mais conhecidas tarefas é o suporte com o objetivo de solucionar os problemas técnicos dos ambientes informatizados.

Sabe quando a rede que conecta todos os computadores de uma empresa para de funcionar e ninguém consegue mais acessar àqueles arquivos tão essenciais para o fechamento do dia? Pois é, o profissional de T.I. entra justamente aqui, na correção de defeitos e falhas técnicas de uma rede de empresa básica, ou até mesmo de algo mais complexo, como um data center.

A dinamicidade do trabalho garante uma variedade considerável de ramos que o profissional pode atuar para diversificar e garantir uma renda extra no final do mês. Fora o exemplo anterior, o profissional de redes pode atuar também como analista de suporte e/ou consultor de tecnologia.

O primeiro oferece os cuidados necessários quanto à infraestrutura, por exemplo: é ele quem instala uma série de programas que visam a proteção e a segurança da rede, como os de antivírus e de firewall.

Já o segundo fica responsável pela implementação da rede. Assim como construir uma casa exige um planejamento que dê atenção à finalidade e à estrutura do projeto, configurar uma rede também é uma tarefa que demanda por organização e preparação, visando o atendimento das demandas solicitadas previamente pelo cliente.

Posso Ser um Profissional Dessa Área?

A complexidade do serviço faz com que muitos possam não se achar suficientemente capacitados para assumi-lo, afastando a oportunidade de atuar numa área em expansão e com um retorno financeiro interessante.

Portanto, apesar de que tudo na vida pode ser aprendido, existem algumas características que podem auxiliar — e muito — nesse processo de capacitação profissional. Ter um raciocínio lógico desenvolvido, além de familiaridade com todos os aspectos que englobam o ramo da tecnologia, como a linguagem de programação, são requisitos básicos que devem ser considerados na hora de escolher por essa carreira.

Contudo, não adianta simplesmente ter as habilidades sem ao menos passar por um processo de aperfeiçoamento. Por isso é tão necessário o investimento em cursos de qualidade, que possibilitem ao estudante o contato com as variadas formas de atuação que a área abarca, através de treinamentos e um conteúdo teórico e prático satisfatório.

Embora a necessidade de profissionais desse ramo seja uma realidade, quase a totalidade das vagas disponíveis exige qualificação. Além da diversidade de ramos já citada, a maioria das médias e grandes empresas necessitam desse tipo de serviço e de profissionais competentes para fazê-lo.

Para saber mais sobre treinamentos, certificações e solução de T.I., visite o site da SoftSell e tenha acesso às diversas opções de serviço que só uma empresa com qualidade e experiência no setor pode oferecer.


Deixe um comentário